jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

domingo, 7 de novembro de 2010

Pororoca Cultural Picoler pelas comunidades do Piauí


Comunidades do interior do Estado do Piauí estão sendo inundadas por uma verdadeira onda cultural em prol do prazer da leitura. De 8 a 21 de novembro, dois projetos de incentivo à leitura, o PicoLer(Piauí) e a Barca das Letras(Amapá), resolveram juntar suas experiências e mergulhar alegre e poeticamente pelas comunidades rurais de Teresina, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Parnaíba, Cajueiro da Praia e São João do Arraial.

O projeto Picoler foi idealizado, em 2002, pela inestimável educadora, artista plástica e ilustradora de livros, a piauiense Liz Medeiros. O objetivo do projeto é possibilitar às comunidades mais carentes o acesso ao livro e estimular o gosto pela leitura de forma lúdica, por meio das artes. O acervo é composto por livros infanto-juvenis diversos da literatura nacional, estrangeira e local, incluindo mitos, contos, fábulas, lendas, poesias e histórias ricamente ilustradas, dispostos em um carrinho de picolé, que fica emprestado à comunidade por seis meses. Desde o início de 2009, o Picoler vem sendo implementado pelo Instituto Liz Medeiros, sob a coordenação da arquiteta-atriz-educadora Laila Caddah.


Já a Barca das Letras foi idealizada pelo arte-educador-comunicador amapaense Jonas Banhos, em 2008. O objetivo também é democratizar o acesso ao livro, só que às comunidades que moram à beira dos rios da Amazônia. Apesar de serem os principais protetores da natureza, os ribeirinhos são abandonados, esquecidos pelo Poder Público, vivem uma realidade de exclusão social, sobretudo educacional, com enorme carência por livros, além da evidente falta de opções de lazer. Em cada comunidade visitada, deixa-se aproximadamente 200 livros, fruto de permanente campanha de doação feita em Macapá, Belém e Brasília. Já são 30 bibliotecas comunitárias instaladas e diversas atividades lúdicas já realizadas, como rodas de leitura na Rádia NossaCasa, o Palhaço Ribeirinho, oficinas de fotografia & filmagem, desenhos & pinturas, brincadeiras no rio, exibição de filmes educativos.

Juntos pelas estradas, rios e praias do Piauí, os cinco ativistas (Rita de Cácia, Edson Alves, Mestre Cardoso, Laila Caddah, Jonas Banhos) dos dois projetos (Picoler e Barca das Letras) formam a Trupe Cultura Viva e esperam colocar os livros no caminho das pessoas, deixando-os mais perto dos amantes da leitura.
Além disso, com a presença na Trupe de Mestre Cardoso do Boi Bumbá Ouro Fino de Ourém do Pará(retornando à sua terra natal - Parnaíba - após 57 anos na Amazônia), espera-se envolver no mundo mágico da leitura também os mestres da cultura popular de cada comunidade (S. Domingos Viana– Reisado de Nossa Senhora de Nazaré; S. Branquinho - Reisado de Teresina; S. Sitônio - Marujada de Campo Maior; D. Diná – Contadora de Causos de Nossa Senhora de Nazaré), promovendo assim uma rica troca de saberes, sabores, fazeres, cheiros e dizeres tradicionais das culturas amazônicas e nordestinas.

Para essa experiência piloto no Piauí, a Trupe conta com o apoio logístico da Secretaria Estadual de Educação, Coordenação do Mais Cultura no Piauí, Casa do Cantador, Print Collor e de agitadores culturais locais das comunidades que estão sendo visitadas. Para acompanhar a Pororoca Cultural Picoler, clique em uma das imagens e boa leitura!!!


Jonas Banhos
www.mochileirotuxaua.blogspot.com

2 comentários:

  1. Uau! Que legal saber que o Mestre Cardoso está visitando o Piauí!! Tudo de bom pra vocês aí nessa viagem.

    ResponderExcluir
  2. Recebi no email e posto aqui a contribuição de Maria Dilma, a quem agradeço pelas belas palavras:

    Maria Dilma disse...
    a passagem dessa trupe pelo Piauí só trouxe alegrias...recebemos vários testemunhos de olhinhos que se enchiam de surpresa e alegria...
    esperamos vê-los por aqui mais vezes!
    valeu!

    22 de novembro de 2010 16:40

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos