Comunidades do interior do Estado do Piauí estão sendo inundadas por uma verdadeira onda cultural em prol do prazer da leitura. De 8 a 21 de novembro, dois projetos de incentivo à leitura, o PicoLer(Piauí) e a Barca das Letras(Amapá), resolveram juntar suas experiências e mergulhar alegre e poeticamente pelas comunidades rurais de Teresina, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Parnaíba, Cajueiro da Praia e São João do Arraial.
O projeto Picoler foi idealizado, em 2002, pela inestimável educadora, artista plástica e ilustradora de livros, a piauiense Liz Medeiros. O objetivo do projeto é possibilitar às comunidades mais carentes o acesso ao livro e estimular o gosto pela leitura de forma lúdica, por meio das artes. O acervo é composto por livros infanto-juvenis diversos da literatura nacional, estrangeira e local, incluindo mitos, contos, fábulas, lendas, poesias e histórias ricamente ilustradas, dispostos em um carrinho de picolé, que fica emprestado à comunidade por seis meses. Desde o início de 2009, o Picoler vem sendo implementado pelo Instituto Liz Medeiros, sob a coordenação da arquiteta-atriz-educadora Laila Caddah.
Já a Barca das Letras foi idealizada pelo arte-educador-comunicador amapaense Jonas Banhos, em 2008. O objetivo também é democratizar o acesso ao livro, só que às comunidades que moram à beira dos rios da Amazônia. Apesar de serem os principais protetores da natureza, os ribeirinhos são abandonados, esquecidos pelo Poder Público, vivem uma realidade de exclusão social, sobretudo educacional, com enorme carência por livros, além da evidente falta de opções de lazer. Em cada comunidade visitada, deixa-se aproximadamente 200 livros, fruto de permanente campanha de doação feita em Macapá, Belém e Brasília.
Juntos pelas estradas, rios e praias do Piauí, os cinco ativistas (Rita de Cácia, Edson Alves, Mestre Cardoso, Laila Caddah, Jonas Banhos) dos dois projetos (Picoler e Barca das Letras) formam a Trupe Cultura Viva e esperam colocar os livros no caminho das pessoas, deixando-os mais perto dos amantes da leitura.
Para essa experiência piloto no Piauí, a Trupe conta com o apoio logístico da Secretaria Estadual de Educação, Coordenação do Mais Cultura no Piauí, Casa do Cantador, Print Collor e de agitadores culturais locais das comunidades que estão sendo visitadas. Para acompanhar a Pororoca Cultural Picoler, clique em uma das imagens e boa leitura!!!
Jonas Banhos
www.mochileirotuxaua.blogspot.com
Uau! Que legal saber que o Mestre Cardoso está visitando o Piauí!! Tudo de bom pra vocês aí nessa viagem.
ResponderExcluirRecebi no email e posto aqui a contribuição de Maria Dilma, a quem agradeço pelas belas palavras:
ResponderExcluirMaria Dilma disse...
a passagem dessa trupe pelo Piauí só trouxe alegrias...recebemos vários testemunhos de olhinhos que se enchiam de surpresa e alegria...
esperamos vê-los por aqui mais vezes!
valeu!
22 de novembro de 2010 16:40