jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dia Internacional da Animação na Comunidade Carmo do Macacoari (Itaubal/Amapá)



Nosso Dia Internacional da Animação - DIA 2010 aconteceu em 23 de outubro ao invés do dia 28 de outubro, como de costume. Tivemos que antecipar a nossa exibição a pedido dos moradores da pequena comunidade do Carmo do Macacoari (Itaubal/Amapá), de 500 habitantes e distante 1h30min da capital Macapá), em razão de outra programação no dia 28. De qualquer forma, a festa foi bem animada e começou logo cedo à beira do Rio Macacoari.


Lá, embaixo de árvores quase centenárias, com o rio bem à nossa frente, foi o lugar que as nossas crianças escolheram para começar nossas brincadeiras antes da sessão de cineminha à noite. E foi ao som de pássaros, araras e dos motores dos barcos dos pais das crianças (que iam e voltavam do seu trabalho de plantar, semear, colher, pescar, extrair frutos da floresta Amazônica - como o açai, o conhecido ouro negro) que instalamos nosso Circo Mágico da Leitura.Brincamos animados de ler, desenhar, fazer comunicação livre(Rádia Móvel NossaCasa Amazônia), tirar fotos & fazer filmagens, contar & ouvir histórias dos mais velhos da comunidades e deles mesmos no teatrinho de bonecos, praticar palhaçadas e, claro, muito banho e brincadeiras dentro do rio. Tudo isso, para preparar os espíritos de nossas crianças para assistir os filminhos da Mostra do Cinema Animado.
E, assim, com o cair da tarde, depois da criançada gastar muita adrenalina durante o dia, estava chegando a hora de ir para casa, jantar e se arrumar para a sessão de cinema animado. Alguns minutos antes da hora prevista para o início da sessão, a criançada já formava fila na frente da NossaCasa de Cultura e Cidadania. Com paciência, fomos colocando a criançada para dentro e acomodando nas cadeiras. Depois da leitura dos textos de apresentação, apresentamos a Mostra Infantil para cerca de 30 crianças.

Foi uma alegria só ver a reação das crianças a cada desenho assistido. Durante a sessão, teve de tudo um pouco: boca aberta, risos, olhos espantados, criança em pé , criança deitada, gritos, abraços no amiguinho do lado, aplausos a cada finalização. Enfim, foi lindo, pela segunda vez consecutiva, fazer chegar às crianças que vivem à beira dos rios da Amazônia, os filmes de qualidade que são exibidos para as crianças dos grandes centros do Brasil e do mundo por meio do Dia Internacional da Animação.

Assim, de forma simples (os filmes foram exibidos em um notebook, pois não temos retroprojetor), que nós, ativistas do Movimento NossaCasa, arte-educadores-comunicadores, voltamos para casa animados em continuarmos nossa mochilada cultural pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia, esperançosos em mais uma vez termos contribuido para a construção de um outro mundo, bem mais animado e feliz!!!

E que venha o próximo DIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos