jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Artistas e educadores promovem Pororoca Cultural no rio Macacoari



Promover entre os ribeirinhos do Amapá o prazer da leitura de forma lúdica e expor diversas manifestações artísticas. Com este objetivo, arte- educadores do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania estarão entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro realizando uma verdadeira Pororoca Cultural no Rio Macacoari .

Para essa mochilada pelas comunidades São Tomé, Igarapé dos Porcos, Foz do Rio Macacoari e Carmo do Macacoari, todas no município de Itaubal (AP), a turma da NossaCasa convidou o Coletivo Arteliteratura Caimbé, de Roraima (www.caimbe.blogspot.com), representado pelo escritor Edgar Borges, que se encarregará de compartilhar um pouco da literatura roraimense com os ribeirinhos.

Além disso, haverá muita poesia; incentivo à leitura dos gibis doados na campanha de arrecadação feita pela NossaCasa (Confira nestre link: http://t.co/o5yJgoD); contação de histórias pelos mestres das comunidades; artReciclagem; exibição de filmes educativos; oficina de criação literária; audição de poesias; brincadeiras com o Palhaço Ribeirinho; exercício de comunicação livre, com a Rádia Megafônica NossaCasa; exposição fotográfica; oficina de fotografia e rodas de conversa sobre editais do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura – MinC.

A realização desta Pororoca Cultural é um das atividades do projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva – Do Oiapoque ao Chuí, idealizado pelo arte-educador Jonas Banhos, premiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010. Esta foi a única iniciativa do Amapá selecionada pelo Ministério da Cultura, que contemplou 44 projetos de outros estados neste prêmio. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o blog Mochileiro Tuxaua:http://mochileirotuxaua.blogspot.com/p/projeto-mochileiro-tuxaua-cultura-viva.html .

NossaCasa – O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania nasceu em 2008, em Macapá(AP), com o objetivo de contribuir para a formação do novo cidadão. Seu foco principal é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura, sobretudo para as comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, sejam elas ribeirinhas, de agricultores, extrativistas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores e/ou indígenas. O Movimento NossaCasa é formado por arte-educadores populares, voluntários, com origens na zona rural, que mochilam pelas comunidades montando equipamentos culturais (bibliotecas comunitárias, telecentro, cinceclube, brinquedoteca) e realizando rodas de leitura utilizando-se de diversas artes para atrair novos e velhos leitores. Mantém em Macapá a primeira biblioteca comunitária 24h, desde março 2009. Já serviram de palco para suas intervenções: pontes, centros comunitários, casas de moradores, Igrejas, paradas de ônibus, praças públicas, Feiras de Livro, Escolas, Universidades, Encontros e Conferências de Cultura e Comunicação, localizadas nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Piauí, Ceará, Distrito Federal e Goiás. As atividades podem ser conferidas no blog http://barcadasletras.blogspot.com/.

Contatos:

Jonas Banhos

(96) 8129 1837

(61) 8167 1254

jonasbanhosap@gmail.com

twitter @jonasbanhos


Outras matérias relacionadas:





http://www.overmundo.com.br/agenda/pororoca-cultural-no-rio-macacoari-amapa

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

No sítio dos Canutos em Ourém: gibis, trovas e natureza
















Realizamos mais uma roda de leitura na comunidade Sitio dos Canutos, em Ourém, no Pará. Aconteceu dia 20 de agosto, quando Rita de Cacia e Jonas Banhos, do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, promoveram sarau cultural de incentivo a leitura.

A festa foi bonita e colorida em meio à natureza viva. Ficamos sitiados embaixo do pé de café do Mestre Dilson e da Dona Francisca, que mais uma vez nos acolheram em sua residência. Por lá a molecada pequena e grande leram os gibis doados na campanha pelos amigos de São Paulo, Brasilia e Maranhão; se viram nas fotografias da última intervenção; montaram e mantiveram limpa a NossaCasa de Cultura; recolheram e pintaram tampinhas de garrafa PET; pediram para serem pintadas na cara e também nos pintar; contaram e ouviram histórias; se fantasiaram de palhacinhos; fizeram leituras na Rádia Megafônica NossaCasa. Enfim, muita alegria numa manhã e tarde festiva em torno da leitura.

Ao final, deixamos na comunidade mais livros, um megafone e um álbum de fotos para registrar a história que estamos construindo juntos com toda a comunidade do Sitio dos Canutos em Ourém (Pará).

Esta foi mais uma ação do Projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - Do Oiapoque ao Chuí, premiado pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010. Também tivemos o apoio do amigo Arlindo Matos da Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola.

Jonas Banhos

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Do Caburaí(RR) ao Macacoari(AP), estamos tecendo nossa rede de cultura pela leitura

Divulgo aí reportagem no site http://www.roraimanoticias.com.br/noticias/cultura-/item/2973-coletivo-caimb%C3%A9-leva-literatura-roraimense-ao-amap%C3%A1?tmpl=component&print=1
sobre vinda do escritor Edgar Borges ao Amapá, para fazermos juntos nossa Pororoca Cultural no Rio Macacoari.

Valeu Edgar, já estamos te esperando mano!!!

Jonas Banhos


Qui, 18 de Agosto de 2011 23:52
Dar nota para esse item
(0 votos)

Coletivo Caimbé leva literatura roraimense ao Amapá

  • Escrito por Edgar Borges
  • Tamanho do texto reduzir tamanho do texto Aumentar tamanho da fonte
  • Imprimir
Coletivo Caimbé leva literatura roraimense ao Amapá

Promover entre os ribeirinhos do Amapá o prazer da leitura de forma lúdica e expor diversas manifestações artísticas.

Com este objetivo, o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania e o Coletivo Arteliteratura
Caimbé estarão entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro realizando uma Pororoca Cultural no Rio Macacoari.
A Pororoca Cultural vai acontecer nas comunidades São Tomé, Igarapé dos Porcos, Foz do Rio Macacoari e Carmo do Macacoari, todas no município de Itaubal (AP). O Coletivo Caimbé (www.caimbe.blogspot.com)
será representado pelo escritor Edgar Borges, que dará continuidade às atividades do projeto Caminhada Arteliteratura, iniciado em janeiro deste ano.
Edgar Borges (www.edgarb.blogspot.com) vai levar ao Amapá as poesias da mostra de fotos e poemas “Curt@s histórias e poesias”, exibida em Palmares (PE) e Novo Lino (AL), e fará oficinas de criação literária.
Também selecionou textos gravados de diversos autores para fazer uma mostra poética auditiva.
A Pororoca terá diversas atividades: muita poesia; incentivo à leitura dos gibis doados na campanha de arrecadação feita pela NossaCasa; contação de histórias pelos mestres das comunidades; artReciclagem; exibição de filmes educativos;brincadeiras com o Palhaço Ribeirinho; exercício de comunicação livre, com a Rádia Megafônica NossaCasa; oficina de fotografia e rodas de conversa sobre editais do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura - MinC.
A realização da Pororoca Cultural é uma das atividades do projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - Do Oiapoque ao Chuí, idealizado pelo arte-educador Jonas Banhos, premiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010.
Convidado pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, Jonas esteve em Roraima em maio deste ano para participar do projeto Caminhada Arteliteratura nas comunidades Boca da Mata e Sorocaima II. À época, a Caminhada
ainda estava sendo feita com recursos da Bolsa Funarte de Circulação Literária. O compromisso com a Funarte já se encerrou mas o grupo decidiu que toda atividade fora de Boa Vista terá a rubrica Caminhada
Arteliteratura. Para saber como foi o projeto, visite o blog www.caminhadaarteliteratura.blogspot.com.
NossaCasa - O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania nasceu em 2008, em Macapá (AP), com o objetivo de contribuir para a formação do novo cidadão. Seu foco principal é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura, sobretudo para as comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, sejam elas ribeirinhas, de agricultores, extrativistas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores e/ou indígenas.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Muita leitura, criatividade e alegria na Comunidade Km 7 (Parnaíba/PI)


DSC_0394P1310068P1310060P1310075PIAUI PARNAIBA 2011 036 (4)DSC_0400DSC_0452PIAUI PARNAIBA 2011 073 (4)P1310078PIAUI PARNAIBA 2011 061 (4)Piaui Parnaiba 2011 038DSC_0417Piaui Parnaiba 2011 064DSC_0404PIAUI PARNAIBA 2011 022 (7)DSC_0416Piaui Parnaiba 2011 046PIAUI PARNAIBA 2011 035 (4)DSC_0405PIAUI PARNAIBA 2011 065 (4)Piaui Parnaiba 2011 057PIAUI PARNAIBA 2011 046 (4)PIAUI PARNAIBA 2011 017 (7)Piaui Parnaiba 2011 009
















Dias 15 e 16 de agosto, educadores e artistas do Amapá e Piauí se uniram para promover o prazer da leitura, de forma lúdica, com moradores da zona rural de Parnaíba(PI). Rita de Cácia e Jonas Banhos são do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania e vieram do Amapá trazendo consigo a Biblioteca itinerante BArca das Letras e convidaram Laila Caddah do Movimento Curupiras (PI) para mais uma vez retornar à comunidade do Km 7 e promover o gosto pela leitura com a criançada de todas as idades.

Clique nas imagens para ver + fotos


Juntos e misturados, formamos a Trupe Cultura Viva e propiciamos mais de dezessete horas de intensas e criativas arTividades, todas integradas ao prazer da leitura, num grande sarau cultural popular.






E quais artividades mais atraíram e envolveram os participantes?

- Rodas de Leitura de livros infantis, gibis, poesias;


- ArtReciclagem em tampas e nas garrafas PET e telhas retiradas da natureza;


- Microficinas de fotografia;


- Rodas de Cantorias e iniciação musical;

- Contação de histórias na Rádia NossaCasa e o Teatrinho de Bonecos;


- Pintando o 7 e palhaçando;


- Rodas de cidadania e cultura, sobretudo, sobre os editais do Ministério da Cultura;
- exposição das fotografias das comunidades já visitadas pelo Movimento NossaCasa

- Montagem e manutenção da NossaCasa de Cultura e Cidadania;

Toda a programação aconteceu na casa da Dona Francisca Silva e do S. Manoel Conceição, que gentilmente cederam mais uma vez seu belo quintal. Daí foi fácil escolher um lugarzinho: a bela e majestosa figueira, que generosamente sombreou e amenizou o calor atípico deste mês de agosto piauiense, que mais parece um "b-r-o-BRO", como é conhecido o período de setemBRO a novemBRO, considerado o mais quente no Piauí. Eita, será que os efeitos das mudanças climáticas também já chegaram por aqui?

Esta rodada de leitura só foi possível graças ao Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010 do Ministério da Cultura, recebido pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos pelo projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - do Oiapoque ao Chuí((saiba + acessando http://t.co/TQKlP8c). Além disso, também recebemos o importante apoio da Secretaria de Cultura do município de Parnaíba.
E é claro, da fundamental e importantíssima participação dos moradores da comunidade do Km 7, como a matriarca Dona Francisca, proprietária do imóvel aonde tudo de bom e de bem sempre acontece. De raízes indígenas, nossa mestra e guardiã, esteve sempre por perto nos iluminando com sua sabedoria, simplicidade e autoridade natural e cuidando da nossa alimentação, juntamente com suas filhas.

A todos que construíram esta história juntos com a gente, nossos mais sinceros agradecimentos. Seguimos nosso caminho de volta para nossa casa Amazônia, mas, esperançosos de, em breve, conseguirmos novamente apoio para retornar e continuarmos o trabalho de incentivo à leitura e à cultura popular no Km 7, e, principalmente, estabelecermos novas trocas solidárias e amorosas de saberes e fazeres, adquiridos pela leitura dos livros e do mundo ao redor de cada um.

E viva a Cultura Viva!


Jonas Banhos
mochileirotuxaua.blogspot.com