jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Do Caburaí(RR) ao Macacoari(AP), estamos tecendo nossa rede de cultura pela leitura

Divulgo aí reportagem no site http://www.roraimanoticias.com.br/noticias/cultura-/item/2973-coletivo-caimb%C3%A9-leva-literatura-roraimense-ao-amap%C3%A1?tmpl=component&print=1
sobre vinda do escritor Edgar Borges ao Amapá, para fazermos juntos nossa Pororoca Cultural no Rio Macacoari.

Valeu Edgar, já estamos te esperando mano!!!

Jonas Banhos


Qui, 18 de Agosto de 2011 23:52
Dar nota para esse item
(0 votos)

Coletivo Caimbé leva literatura roraimense ao Amapá

  • Escrito por Edgar Borges
  • Tamanho do texto reduzir tamanho do texto Aumentar tamanho da fonte
  • Imprimir
Coletivo Caimbé leva literatura roraimense ao Amapá

Promover entre os ribeirinhos do Amapá o prazer da leitura de forma lúdica e expor diversas manifestações artísticas.

Com este objetivo, o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania e o Coletivo Arteliteratura
Caimbé estarão entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro realizando uma Pororoca Cultural no Rio Macacoari.
A Pororoca Cultural vai acontecer nas comunidades São Tomé, Igarapé dos Porcos, Foz do Rio Macacoari e Carmo do Macacoari, todas no município de Itaubal (AP). O Coletivo Caimbé (www.caimbe.blogspot.com)
será representado pelo escritor Edgar Borges, que dará continuidade às atividades do projeto Caminhada Arteliteratura, iniciado em janeiro deste ano.
Edgar Borges (www.edgarb.blogspot.com) vai levar ao Amapá as poesias da mostra de fotos e poemas “Curt@s histórias e poesias”, exibida em Palmares (PE) e Novo Lino (AL), e fará oficinas de criação literária.
Também selecionou textos gravados de diversos autores para fazer uma mostra poética auditiva.
A Pororoca terá diversas atividades: muita poesia; incentivo à leitura dos gibis doados na campanha de arrecadação feita pela NossaCasa; contação de histórias pelos mestres das comunidades; artReciclagem; exibição de filmes educativos;brincadeiras com o Palhaço Ribeirinho; exercício de comunicação livre, com a Rádia Megafônica NossaCasa; oficina de fotografia e rodas de conversa sobre editais do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura - MinC.
A realização da Pororoca Cultural é uma das atividades do projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - Do Oiapoque ao Chuí, idealizado pelo arte-educador Jonas Banhos, premiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010.
Convidado pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, Jonas esteve em Roraima em maio deste ano para participar do projeto Caminhada Arteliteratura nas comunidades Boca da Mata e Sorocaima II. À época, a Caminhada
ainda estava sendo feita com recursos da Bolsa Funarte de Circulação Literária. O compromisso com a Funarte já se encerrou mas o grupo decidiu que toda atividade fora de Boa Vista terá a rubrica Caminhada
Arteliteratura. Para saber como foi o projeto, visite o blog www.caminhadaarteliteratura.blogspot.com.
NossaCasa - O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania nasceu em 2008, em Macapá (AP), com o objetivo de contribuir para a formação do novo cidadão. Seu foco principal é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura, sobretudo para as comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, sejam elas ribeirinhas, de agricultores, extrativistas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores e/ou indígenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos