Dias 15 e 16 de agosto, educadores e artistas do Amapá e Piauí se uniram para promover o prazer da leitura, de forma lúdica, com moradores da zona rural de Parnaíba(PI). Rita de Cácia e Jonas Banhos são do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania e vieram do Amapá trazendo consigo a Biblioteca itinerante BArca das Letras e convidaram Laila Caddah do Movimento Curupiras (PI) para mais uma vez retornar à comunidade do Km 7 e promover o gosto pela leitura com a criançada de todas as idades.
Juntos e misturados, formamos a Trupe Cultura Viva e propiciamos mais de dezessete horas de intensas e criativas arTividades, todas integradas ao prazer da leitura, num grande sarau cultural popular.
E quais artividades mais atraíram e envolveram os participantes?
- Rodas de Leitura de livros infantis, gibis, poesias;
- ArtReciclagem em tampas e nas garrafas PET e telhas retiradas da natureza;
- Microficinas de fotografia;
- Rodas de Cantorias e iniciação musical;
- Contação de histórias na Rádia NossaCasa e o Teatrinho de Bonecos;
- Pintando o 7 e palhaçando;
- Rodas de cidadania e cultura, sobretudo, sobre os editais do Ministério da Cultura;
- Montagem e manutenção da NossaCasa de Cultura e Cidadania;
Toda a programação aconteceu na casa da Dona Francisca Silva e do S. Manoel Conceição, que gentilmente cederam mais uma vez seu belo quintal. Daí foi fácil escolher um lugarzinho: a bela e majestosa figueira, que generosamente sombreou e amenizou o calor atípico deste mês de agosto piauiense, que mais parece um "b-r-o-BRO", como é conhecido o período de setemBRO a novemBRO, considerado o mais quente no Piauí. Eita, será que os efeitos das mudanças climáticas também já chegaram por aqui?
Esta rodada de leitura só foi possível graças ao Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010 do Ministério da Cultura, recebido pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos pelo projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - do Oiapoque ao Chuí((saiba + acessando http://t.co/TQKlP8c). Além disso, também recebemos o importante apoio da Secretaria de Cultura do município de Parnaíba.
E é claro, da fundamental e importantíssima participação dos moradores da comunidade do Km 7, como a matriarca Dona Francisca, proprietária do imóvel aonde tudo de bom e de bem sempre acontece. De raízes indígenas, nossa mestra e guardiã, esteve sempre por perto nos iluminando com sua sabedoria, simplicidade e autoridade natural e cuidando da nossa alimentação, juntamente com suas filhas.
A todos que construíram esta história juntos com a gente, nossos mais sinceros agradecimentos. Seguimos nosso caminho de volta para nossa casa Amazônia, mas, esperançosos de, em breve, conseguirmos novamente apoio para retornar e continuarmos o trabalho de incentivo à leitura e à cultura popular no Km 7, e, principalmente, estabelecermos novas trocas solidárias e amorosas de saberes e fazeres, adquiridos pela leitura dos livros e do mundo ao redor de cada um.
E viva a Cultura Viva!
Jonas Banhos
mochileirotuxaua.blogspot.com
mochileirotuxaua.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos