jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Artistas e educadores promovem Pororoca Cultural no rio Macacoari



Promover entre os ribeirinhos do Amapá o prazer da leitura de forma lúdica e expor diversas manifestações artísticas. Com este objetivo, arte- educadores do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania estarão entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro realizando uma verdadeira Pororoca Cultural no Rio Macacoari .

Para essa mochilada pelas comunidades São Tomé, Igarapé dos Porcos, Foz do Rio Macacoari e Carmo do Macacoari, todas no município de Itaubal (AP), a turma da NossaCasa convidou o Coletivo Arteliteratura Caimbé, de Roraima (www.caimbe.blogspot.com), representado pelo escritor Edgar Borges, que se encarregará de compartilhar um pouco da literatura roraimense com os ribeirinhos.

Além disso, haverá muita poesia; incentivo à leitura dos gibis doados na campanha de arrecadação feita pela NossaCasa (Confira nestre link: http://t.co/o5yJgoD); contação de histórias pelos mestres das comunidades; artReciclagem; exibição de filmes educativos; oficina de criação literária; audição de poesias; brincadeiras com o Palhaço Ribeirinho; exercício de comunicação livre, com a Rádia Megafônica NossaCasa; exposição fotográfica; oficina de fotografia e rodas de conversa sobre editais do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura – MinC.

A realização desta Pororoca Cultural é um das atividades do projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva – Do Oiapoque ao Chuí, idealizado pelo arte-educador Jonas Banhos, premiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010. Esta foi a única iniciativa do Amapá selecionada pelo Ministério da Cultura, que contemplou 44 projetos de outros estados neste prêmio. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o blog Mochileiro Tuxaua:http://mochileirotuxaua.blogspot.com/p/projeto-mochileiro-tuxaua-cultura-viva.html .

NossaCasa – O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania nasceu em 2008, em Macapá(AP), com o objetivo de contribuir para a formação do novo cidadão. Seu foco principal é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura, sobretudo para as comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, sejam elas ribeirinhas, de agricultores, extrativistas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores e/ou indígenas. O Movimento NossaCasa é formado por arte-educadores populares, voluntários, com origens na zona rural, que mochilam pelas comunidades montando equipamentos culturais (bibliotecas comunitárias, telecentro, cinceclube, brinquedoteca) e realizando rodas de leitura utilizando-se de diversas artes para atrair novos e velhos leitores. Mantém em Macapá a primeira biblioteca comunitária 24h, desde março 2009. Já serviram de palco para suas intervenções: pontes, centros comunitários, casas de moradores, Igrejas, paradas de ônibus, praças públicas, Feiras de Livro, Escolas, Universidades, Encontros e Conferências de Cultura e Comunicação, localizadas nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Piauí, Ceará, Distrito Federal e Goiás. As atividades podem ser conferidas no blog http://barcadasletras.blogspot.com/.

Contatos:

Jonas Banhos

(96) 8129 1837

(61) 8167 1254

jonasbanhosap@gmail.com

twitter @jonasbanhos


Outras matérias relacionadas:





http://www.overmundo.com.br/agenda/pororoca-cultural-no-rio-macacoari-amapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos