jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Secretaria Municipal de Cultura de Parnaiba apoia projetos Barca das Letras e Picoler

Divulgo aqui texto publicado no blog da Secretaria de Cultura de Parnaiba(PI) sobre a passagem da Trupe Cultura Viva pela zona rural da cidade. Veja o texto com fotos em http://secretariadeculturadeparnaiba.blogspot.com/2010/11/secretaria-municipal-de-cultura-apoia.html?

Boa leitura!!!

Nos dias 15 e 16 deste mês, os moradores da comunidade do quilômetro Sete, receberam os ativistas da Nossa Casa (Barca das Letras) e do Picoler.
Barca das Letras: Idealizada pelo arte-educador-comunicador amapaense Jonas Banhos, em 2008. O objetivo é democratizar o acesso a leitura, para as pessoas com enorme carência por livros. Diversas atividades lúdicas são realizadas, como rodas de leitura na Rádia NossaCasa, o Palhaço Ribeirinho, oficinas de fotografia & filmagem, desenhos & pinturas, exibição de filmes educativos.
Segundo Jonas Banhos, o nome Barca das Letras tem uma explicação. Após observar muitas barcas abandonadas pelas comunidades, pensou que poderia aproveitar aquela estrutura para armazenar os livros. “Então, adaptamos as velhas embarcações e as transformamos em bibliotecas para tornar a iniciativa mais familiar ao modo de vida das pessoas.”
Projeto Picoler: Idealizado, em 2002, pela educadora, artista plástica e ilustradora de livros, a piauiense Liz Medeiros. O objetivo do projeto é possibilitar às comunidades mais carentes o acesso ao livro e estimular o gosto pela leitura de forma lúdica, por meio das artes. O acervo é composto por livros infanto-juvenis diversos da literatura nacional, estrangeira e local, incluindo mitos, contos, fábulas, lendas, poesias e histórias ilustradas, dispostos em um carrinho de picolé, que fica emprestado à comunidade por seis meses. Desde 2009, o Picoler vem sendo implementado pelo Instituto Liz Medeiros, sob a coordenação da arquiteta-atriz-educadora Laila Caddah.
Pelas estradas, rios e praias do Piauí, os cinco ativistas (Rita de Cácia, Edson Alves, Mestre Cardoso, Laila Caddah, Jonas Banhos) dos dois projetos (Picoler e Barca das Letras) formam a Trupe Cultura Viva e desejam colocar os livros no caminho das pessoas, deixando-os mais perto dos amantes da leitura.
Mestre Cardoso do Boi Bumbá Ouro Fino de Ourém do Pará, retornou à sua terra natal - Parnaíba - após 57 anos residindo em Belém do Pará e com o auxílio de funcionários da Secretaria Municipal de Cultura, reencontrou seus familiares. Sobre o seu comando crianças e jovens participaram das oficinas de cantoria de toadas e de percussão na comunidade do quilômetro Sete.
No Piauí, a Trupe conta com o apoio logístico da Secretaria Estadual de Educação e Coordenação do Mais Cultura no Piauí. Banhos ainda revelou que o apoio da Prefeitura de Parnaíba (através da Secretaria Municipal de Cultura), foi fundamental para a realização dos dois projetos em nossacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos