Ocorreu um erro neste gadget
jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pororoca Cultural Picoler na mídia do Piauí

Acompanhe aí matéria publicada no site ProParnaiba (http://www.proparnaiba.com/redacao/trabalhos-de-incentivo-leitura-s-o-realizados-em-parna-ba.html) sobre a Pororoca Cultural Picoler, realizada dias 15 e 16 de novembro, na Comunidade do Km 7 (Nossa Senhora de Fátima), na zona rural de Parnaíba.

Trabalhos de incentivo à leitura são realizados em Parnaíba

Atividades de leitura.
Nos dias 15 e 16 de novembro os moradores da comunidade Km-07, na zona rural de Parnaíba, receberam os ativistas da Nossa Casa (Barca das Letras) e do Picoler. As atividades tiveram apoio da Secretaria da Cultura de Parnaíba.

Barca das Letras: Idealizada pelo arte-educador-comunicador amapaense Jonas Banhos, em 2008. O objetivo é democratizar o acesso a leitura, para as pessoas com enorme carência por livros. Diversas atividades lúdicas são realizadas, como rodas de leitura na Rádia NossaCasa, o Palhaço Ribeirinho, oficinas de fotografia & filmagem, desenhos & pinturas, exibição de filmes educativos.

Segundo Jonas Banhos, o nome Barca das Letras tem uma explicação. Após observar muitas barcas abandonadas pelas comunidades, pensou que poderia aproveitar aquela estrutura para armazenar os livros. “Então, adaptamos as velhas embarcações e as transformamos em bibliotecas para tornar a iniciativa mais familiar ao modo de vida das pessoas.”

Projeto Picoler: Idealizado, em 2002, pela educadora, artista plástica e ilustradora de livros, a piauiense Liz Medeiros. O objetivo do projeto é possibilitar às comunidades mais carentes o acesso ao livro e estimular o gosto pela leitura de forma lúdica, por meio das artes. O acervo é composto por livros infanto-juvenis diversos da literatura nacional, estrangeira e local, incluindo mitos, contos, fábulas, lendas, poesias e histórias ilustradas, dispostos em um carrinho de picolé, que fica emprestado à comunidade por seis meses. Desde 2009, o Picoler vem sendo implementado pelo Instituto Liz Medeiros, sob a coordenação da arquiteta-atriz-educadora Laila Caddah.

Pelas estradas, rios e praias do Piauí, os cinco ativistas (Rita de Cássia, Edson Alves, Mestre Cardoso, Laila Caddah, Jonas Banhos) dos dois projetos (Picoler e Barca das Letras) formam a Trupe Cultura Viva e desejam colocar os livros no caminho das pessoas, deixando-os mais perto dos amantes da leitura.

Mestre Cardoso do Boi Bumbá Ouro Fino de Ourém do Pará, retornou à sua terra natal - Parnaíba - após 57 anos residindo em Belém do Pará e com o auxílio de funcionários da Secretaria Municipal de Cultura, reencontrou seus familiares. Sobre o seu comando crianças e jovens participaram das oficinas de cantoria de toadas e de percussão na comunidade do Km-07.

No Piauí, a Trupe conta com o apoio logístico da Secretaria Estadual de Educação e Coordenação do Mais Cultura no Piauí. Banhos ainda revelou que o apoio da Prefeitura de Parnaíba, foi fundamental para a realização dos dois projetos na cidade parnaibana.

Edição: Proparnaiba.com
E-mail: redacao@proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos