jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

sábado, 9 de outubro de 2010

Uma grande fábrica de sonhos no Círio de Nazaré em Belém/PA

Pense em um lugar mágico, encantador, que nos permite voltar a ser criança de imediato. Aonde paira no ar um clima todo especial, onde gentes de todas as idades só querem saber de uma coisa: brincar!!! É isso mesmo, em pleno Círio de Nazaré, em Belém do Pará, além de cuidarmos de nossa fé na Santinha, também há um belo espaço, em praça pública, para cuidarmos de nossa alma. É a Feira do Miriti Círio 2010.

Localizada na Praça Waldemar Henrique, tendo em frente o caudaloso Rio Guamá, durante quatro dias (7 a 10/10), mais de 200 artesãos de muitos lugares, mas principalmente de Abaetetuba presenteiam os romeiros do Círio de Nossa Senhora de Nazaré com sua belíssima arte no miriti. Trazem em suas bagagens culturais mais de 70mil peças, produzidas com muito carinho e capricho durante todo o ano para serem comercializadas neste momento único da cultura religiosa paraense.

O brinquedo de Miriti é orgulho do povo abataetubense. Com ele, muitas crianças, adolescentes e jovens têm a oportunidade de vislumbrar um outro mundo possível. É o caso do jovem Leandro, que juntamente com outros amigos, resolveram fazer a sua parte neste mundão de possibilidades, sendo protagonistas de suas próprias histórias e montaram a ONG Miritong, voltada para o cuidado com a natureza, a cultura popular e a inclusão social.

Este ano, a MIRITONG teve seu trabalho reconhecido pelo Ministério da Cultura e tornaram-se no Ponto de Cultura Fábrica de Sonhos. Com os recursos recebidos, estão podendo ampliar sua atuação e levando para outras comunidades ribeirinhas a arte e a magia de fazer brinquedos de miriti e a possibilidade de inserção social e uma maior consciência ambiental a outros jovens viventes na zona rural. Ensinando-os a não derrubar a árvore do miriti das beiras dos rios e mostrando os diversos frutos que a bela árvore pode gerar, na esperança de que tod@s, em breve, possam dizer o mesmo que o Leandro nos disse: "contar história é muito bom, mas fazer parte dela é melhor ainda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos