jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Romaria da Paz no Círio de Nazaré em Belém do Pará


Aconteceu na manhã de 7/10, a 1ª Romaria da Paz em Belém/PA, na véspera da Festividade do Círio de Nazaré, numa belíssima iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Instituto Vida Brasil, com o fundamental apoio de diversos movimentos sociais que vivenciam, diariamente, a cultura da paz e justiça. Dentre eles, está o MOVIDA - Movimento pela Vida, coordenado pela fundadora, senhora Iranilde Russo, mãe do produtor cultural Gustavo Russo, assassinado por policiais militares em 2005.

Compareceram à Romaria muitos familiares e amigos de vítimas da violência urbana (trânsito, assassinatos, homícidios, brutalidades policiais, erro médico, vítimas do sistema de saúde) e rural (crimes por terra, crimes políticos) no Pará e de outros Estados (RJ, ES, MT), tod@s participaram unid@s dessa caminhada em busca de justiça e paz para toda a sociedade brasileira.

Munidos de faixas, fotos de seus entes queridos, terços, imagens da santinha de Nazaré e muita fé, os participantes da Romaria percorreram o quarteirão que circunda a Basílica tendo à frente a guiá-los a Berlinda com Nossa Senhora de Nazaré. Num clima de muita luz, espiritualidade e emoção, centenas de pessoas seguiram o cortejo, sem corda, chamando a atenção para a necessidade de vivenciarmos mais paz em nossos corações, sem esquecermos de lutarmos para que as centenas de crimes cometidos, diariamente, na nossa sociedade-cão não fiquem impunes, porque só há paz, onde há justiça!!!

Ao final, foi rezada uma bela missa dentro da Basílica, onde anunicou-se que a partir daquele momento a Romaria da Paz estava sendo incorporada à Programação Oficial do Círio de Nazaré. Uma vitória para tod@s que acreditam que a PAZ é o caminho !!! Que bom, afinal a paz merece estar em todos lugares e momentos de nossas vidas!!

Enfim, que se cumpra os versos de “Vós Sois o Lírio Mimoso”, considerado o hino oficial do Círio de Nazaré, composto em 1909 pelo poeta maranhense Euclides Farias:

"Ó Virgem Mãe amorosa fonte de amor e de fé
dai-nos a benção bondosa, Senhora de Nazaré.

Sede bendita, Senhora
farol da eterna bonança, nos altos céus onde mora
a luz da nossa esperança.

E lá da celeste altura
do vosso trono de luz
dai-nos a paz e ventura
por vosso amado Jesus."


Serviço Voluntário:
Junte-se, por amor e não pela dor, aos Movimentos pela Paz :
Movimento pela Vida - MOVIDA reúne-se todo domingo na Praça da República
Associação Paraense Contra o Erro Médico - 8113 2425 (Inês)
www.bastacomoserrosmedicos.blogspot.com (Rio de Janeiro)
www.gabrielasoudapaz.org (Rio de Janeiro)
http://comitedorothy.blogspot.com/
http://www.cptnacional.org.br/
http://afvv.blogspot.com (Cuiabá/MT)
http://anastaciocassaro.blogspot.com (Espírito Santo)
Caso Mercia Nakashima (São Paulo)

Um comentário:

  1. Em 8 de outubro de 2010 16:07, dayane diaz (Crixás - GO) escreveu:

    nossa!!que linda ,perfeito

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos