jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Trupe Cultura Viva na Comunidade Carmo do Macacoari (AP)


Mais uma vez estivemos na Comunidade Carmo do Macacoari, município de Itaubal no Amapá. Localizada à beira do rio Macacoari, mas com acesso também pela estrada, de piçarra, claro. Bem, agora que acabou o inverno e as chuvas torrenciais, o percurso diminuiu consideravelmente, de 3h30min para "apenas" 1h30m, cerca de 110 km. E isso graças à perícia do condutor da Kombi, o simpático Oton Machado, que garante o acesso à comunidade diariamente, já que o ônibus de linha só entra duas vezes por semana na comunidade, privando os moradores em seu direito de ir e vir.

Dessa vez, levamos conosco (eu e Rita de Cácia) mais um voluntário-ativista, o Edson Alves. Paulista, arte-educador, poeta e esperançoso pela construção de um mundo melhor, esteve, recentemente, na África contribuindo, voluntariamente, para a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens de lá. De volta ao Brasil, buscava uma oportunidade de continuar a servir àqueles que mais precisam, e, por Deus, nos encontrou em um anúncio que fiz no site Mochileiros.com. Estamos mergulhando o Edson nas comunidades ribeirinhas do Amapá e esperamos que ele fique com a gente por muito tempo, ajudando a fortalecer a educação das comunidades e engrossando o caldo da nossa Trupe Cultura Viva.




Bem, lá na comunidade, fomos mais uma vez recebidos efusivamente pelas crianças, que nos aguardavam há dois meses. Vivenciamos várias atividades lúdicas e educativas com todas elas, cerca de 30, como nossa tradicional roda de abraços,o programa da Rádia NossaCasa Amazônia de incentivo à leitura, o Circo Mágico da Leitura na beira do rio, cinema animado, palhaço ribeirinho, teatrinho de bonecos, desenhos e pinturas, oficina de fotografia, várias intervenções estéticas na NossaCasa de Cultura, roda de conversa com o mestre Zecazinho (pioneiro da comunidade) e muitas brincadeiras & banhos no rio.

Enfim, uma maravilha de encantamento para tod@s nós, mais uma vez!!! Início de dezembro, retornaremos para mais uma ciranda da alegria com nossas crianças ribeirinhas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos