jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

68ª Festividade de Santo Antonio no Quilombo Pirativa

A Comunidade Quilombo São Raimundo do Pirativa, no município de Santana (Amapá) realizou no dia 16/10, a sua 68ª Festividade de Santo Antonio. A tradição afropopular vem sendo mantida pela matriarca quilombola Mestra D. Jitoca (103 anos) e suas filhas, Maria Grande e Maria do Pirativa. O início ocorreu às 08:00 horas, com a chegada das Irmandades de São Benedito (Mazagão Novo) e Mãe de Deus da Piedade (Mazagão Velho) que abrilhantaram a Festa, à beira do Rio Pirativa.

Além da tradicional parte religiosa (procissão fluvial, chegada dos Santos, novena, folias e ladainha cantada em latim pelo Mestre Zé da Lagoa), houve também a profana com muito marabaixo, batuque e um Baile dançante com o Som Ideal de Raimundo Picanço. E tudo regado a muita gengibirra (bebida típica com abacaxi, gengibre e cachaça) e comida grátis, por conta da festeira, D. Maria Grande, como manda a tradição. Todos que por lá apareceram (e foram muit@s), puderam vivenciar mais um belo espetáculo da rica e diversa afrocultura popular amapaense e brasileira.

Veja as fotos da Festividade e das atividades com as crianças da comunidade desenvolvidas pela nossa Trupe Cultura Viva da NossaCasa Amazônia (Rita de Cácia, Edson Alves e Jonas Banhos), clicando na foto abaixo :



http://picasaweb.google.com/jonasbanhosAP/68FestividadeDeSantoAntonioNoQuilomboPirativaAP#

Serviço Voluntário:
Para conhecer mais da comunidade, fazer turismo comunitário, ajudar na busca de políticas públicas, apoiar o grupo de marabaixo da comunidade, é só entrar em contato com as simpáticas lideranças locais: D. Maria do Pirativa - (96) 9968 0883
Sidinei Picanço - (96) 9166 3859.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos