Ocorreu um erro neste gadget
jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Conheça a Trupe Cultura Viva que vivenciará o I Encontro de Voluntários e Amantes da Leitura do Rio Macacoari(AP)



A Barca das Letras está quase partindo. Neste dia 24(sexta-feira), a biblioteca itinerante Barca das Letras partirá pelo rio Amazonas rumo ao Rio Macacoari, e fará sua primeira parada na comunidade Foz do Rio Macacoari. Por lá, desenvolverá com as crianças e amantes da leitura várias artividades lúdicas e distribuição de livros, gibis, brinquedos, exibição de filmes e rodas de poesia e conversa com os mestres das comuniddades locais.


No dia 26, a Barca das Letras segue viagem, entre botos e araras azuis, rumo ao Carmo do Macacoari, fazendo uma parada no meio do caminho, na comunidade São Tomé, para mais artividades lúdicas com a criançada.



E no dia 27 segue para o Carmo do Macoari para concluir a mochilada cultural com as dezenas de crianças que esperam ansiosamente pelo retorno da Trupe Cultura Viva. Por lá também serão desenvolvidas mais artividades pelos arte-educadores, além de uma emocionante roda de conversa com três mestres das comunidades: o S. Zé Picanço(que acompanhará desde a Foz do Rio Macacoari), o S. Zecazinho e o S. Marciano, que briandarão os participantes do I Encontro de Voluntários e Amantes da Leitura do Rio Macacoari com belas histórias do rio Macacoari(desde a queda do avião do ex-governador Gentil Nunes até conselhos para a intervenção NossaCasa de Cultura da Amazônia durante a Rio+20, que ocorrerá em junho/2012, no Rio de Janeiro, feita pelos artivistas da NossaCasa de Cultura e Cidadania), compartilhando, assim, generosamente seus dizeres e saberes.



Conheça abaixo os arte-educadores voluntários que navegarão nesta mochilada cultural de fevereiro:



1) Rita de Cacia - Amapá




Rita de Cácia navegando na Barca das Letras
pelas ruas de Macapá(AP)



Educadora popular. Desde 2009 integra o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, sendo a cuidadora estadual do Amapá da Barca das Letras. É artesã dos tecidos e tecedora de sonhos. É graças à Ritinha que a Barca das Letras de Macapá continua em funcionamento (mesmo após o retorno de Jonas Banhos a Brasília), pois é a única voluntária no momento. Ela sempre precisa de ajuda para cuidar da nossa biblioteca comunitária-sede Barca das Letras, que fica localizada na Av. Ernestino Borges 567, entre a Rua General Rondon e Rua Eliezer Levy, no Bairro do Laguinho, em Macapá. Que tal você ajudá-la a manter viva, limpa e aberta a nossa Barca das Letras de Macapá??




Então, entre em contato com a Rita pelo facebook : Rita de Cacia Amorim e boas vivências culturais!!!



2) Claudio Cardoso - Pará

Claudio Cardoso recebendo as doações do também
escritor paraense Juraci Siqueira(chapéu),
durante a Zona Cultural de 17fev2012, em Belém(PA)




Poeta paraense, escritor, cordelista e editor de livros (Editora Chromos). E nas horas vagas, é um agitador cultural. Participou das antologias “Poesias reunidas pelos mortais da vida”, organizada pelo Clube do Escritor Paraense “Poesia do Brasil” – Volume 6 e “Poeta, Mostra a tua Cara”, volume 5, publicadas pelo Congresso Brasileiro de Poesia. Publicou os seguintes livros: “Simbiose” (poemas e pensamentos), “Filha do Oriente” (romance ambientado no deserto do Saara), “Sina Nordestina” (poemas e cordéis nordestinos, em parceria com os poetas Jeová de Barros e Apolo da Caratateua). Também edita livros de outros escritores com a editora CROMOS - Livros artesanais, a preços justos e em pequenas quantidades. Vamos conhecer uma poesia do Claudio Cardoso :



A NOITE DOS DESEJOS

© CLÁUDIO CARDOSO

Se te faz imaginar, que ninguém sofra nesta noite
Que o homem seja homem, não um animal bruto,
E que a dor do outro seja a sua dor.

Que todo o mal desapareça da face da terra
E que ninguém morra de fome, de frio e nem de sede,
Que tua filha cresça com a certeza que será feliz
E teu filho fará de tudo para que esta felicidade
se concretize.

Que, nesta noite, o amor seja mais do que
Um sentimento abstrato e se torne concreto...
Palpável...visível.

Porque o Deus se fez carne e veio entre nós...
E fez com que a capacidade de perdoar
Fosse maior do que o sentimento de vingança,
Na noite dos desejos.




3) Nayla Reis - Distrito Federal

Nayla participando da arrecadação de livros da Barca das Letras
no Eixão Norte em Brasília-DF (fev-2012)



Piauiense da bela cidade histórica de Oeiras, psicóloga, educadora popular, viajante, amante da poesia, da música e da arte em todas as suas dimensões e possibilidades. Nayla é fundadora do Núcleo de Pesquisa e Inserção Social da Abordagem Gestáltica (NuPISAG) e idealizadora do premiado Projeto Eu Sou Comunidade Consciente, que se desenvolve no assentamento Vila DNOCS, em Sobradinho no Distrito Federal. Vale o prazer de conhecer esse belo trabalho:





4) Jonas Banhos - Amapá/Distrito Federal







Amapaense, de origem materna dos Rio Macacoari e Pedreira. Morou em Macapá até os 10 anos de idade. Depois, partiu para estudar e conhecer outros lugares. Aos 21 anos, volta a morar em Macapá, após ser aprovado em concurso público, seu primeiro emprego. Partiu novamente para outras viagens em 1996. Em 2008, decidiu tirar licença de seu emprego público em Brasília e dedicar-se ao trabalho voluntário e amoroso em comunidades ribeirinhas da Amazônia, sobretudo, do Amapá, sua terra natal. Desde então, transformou-se em um arte-educador-comunicador ambiental-popular, seguidor de Paulo Freire, mochileiro, tuxaua cultura viva, enfim, um palhaço, o Ribeirinho.




Jonas Banhos é o idealizador e Cuidador Geral do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, que tem entre as suas várias ações semeadoras culturais, a BArca das Letras, seu carro-chefe, afinal, leitura é fundamental para a formação de um ser humano, crítico, criativo e propositivo. Sempre mobiliza, anima, encoraja e incentiva outras pessoas a servir os povos da floresta sem querer nada em troca, só por amor, voluntariamente. Suas vivências podem ser acompanhadas nos seguintes mundos virtuais:



mochileirotuxaua.blogspot.com

jonasbanhosap.blogspot.com

facebook Jonas Banhos

twitter @jonasbanhos


Boas viagens,

boas leituras de mundo amazônico!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos