Ocorreu um erro neste gadget
jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Encantamento e alegria na Barca das Letras em Capitão Poço(PA)


No último domingo do mês em que se celebra a Consciêcia Negra, no dia 25/11/2012, voltamos a mochilar pelas comunidades tradicionais do Pará para incentivar a leitura. Levamos a Biblioteca Itinerante Barca das Letras até a acolhedora Comunidade Fazenda Santo Antonio, localizada na zona rural de Capitão Poço(PA), às margens do Rio Guamá, na fronteira com o Quilombo Mucambo, ao final de uma estrada de chão, cercada de castanheiras, ipês, mangueiras, igarapés e de toda diversidade da nossa exuberante floresta Amazônica. Por lá vivem felizes doze famílias com muitas crianças, alegres e carinhosas.

 
A brincadeira de incentivo à leitura reuniu filhos, pais, avós e convidados especiais feitos pela Dona Eunira, que é quem cuida da biblioteca da comunidade(e estimula seus netos e paretes a ler), deixada na última vivência da Barca das Letras na Fazenda Santo Antonio, em abril passado. Foi um dia todo de muitas leituras pelas(e para as) crianças, distribuição de livros, brincadeiras, cantigas de roda, apresentações de artistas populares locais(repentista Dona Osvaldina do Igarapé Grande, cantor Paulo Matos), palhaçadas com o Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes, Rádia NossaCasa, pintação do sete e das caras, banhos de igarapés, contação de histórias, cineminha animado(ligado na bateria do carro, já que não há "Luz para Todos" na comunidade), recital de poesia e cordéis, almoço comunitário ofertado amorosamente pela própria comunidade. Foi um encanto só para todos!!!
 
Esta ação só foi possível graças ao apoio e união dos moradores da comunidade e aos parceiros-voluntários do Projeto Arte Educação Boi Orube(Satélite-Belém), Kate Titan e Erivelton Araujo; o produtor de cultura popular de Ourém, o poeta Arlindo Matos, Marcilene Matos e Miguel Matos; e o arte-educador amapaense Jonas Banhos; da Fundação de Esportes e Cultura Mundico e Manola(Ourém-Pará); prêmio Tuxaua Cultura Viva, concedido ao arte-educador Jonas Banhos em 2010 pelo Ministério da Cultura. .
 
 
Jonas Banhos
barcadasletras.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos