Ocorreu um erro neste gadget
jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

domingo, 22 de janeiro de 2012

Vai rolar a NossaCasa de Cultura da Amazônia no FST 2012 em Porto Alegre(RS)

Em dois dias, a NossaCasa de Cultura da Amazônia vai desesconder e promover a leitura de mundo e do modo de vida de comunidades originárias e ribeirinhas do Amapá, Pará e Roraima aos participantes do Fórum Social Temático 2012 (FST 2012).

Começa nesta terça-feira(24) o Fórum Social Temático 2012 - Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. O evento acontecerá simultaneamente em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, sendo um espaço para debater e elaborar propostas para um novo mundo. Nesta edição o Fórum Social é temático e vai concentrar os debates nos temas centrais da conjuntura internacional que são a crise capitalista, a justiça social e a justiça ambiental.


O FST 2012 se insere no processo do Fórum Social Mundial, iniciado em Porto Alegre em 2001, e quer ser novamente um espaço de convergência do pensamento altermundista. E, como em junho próximo, acontece no Rio de Janeiro a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que marca duas décadas da Eco92, o FST2012 também se pretende como momento preparatório para essa Rio +20 dos Povos que será um evento paralelo à conferência oficial e que reunirá lideranças e movimentos dos cinco continentes para pressionar por avanços na defesa dos direitos sociais e ambientais de todos os povos.

A dinâmica do FST 2012 se dá por meio de discussão e elaboração de propostas alternativas que estarão sendo articuladas em dezenas de Grupos Temáticos e de Atividades Autogestionária. Até dia 29, serão centenas de atividades, oficinas, palestras, seminários, conferências e apresentações culturais.

Representando as comunidades ribeirinhas do Amapá, estará presente o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, por meio de seu idealizador, o arte-educador Jonas Banhos (mochileirotuxaua.blogspot.com), que levará sua instalação NossaCasa de Cultura da Amazônia com o objetivo de mostrar aos participantes do FST 2012 um pouco do modo de vida e da rica cultura que vem das comunidades ribeirinhas do Amapá(Rio Macacoari, Quilombo Pirativa, Mazagão Velho, Reserva Extrativista do Rio Cajari) e Pará(Ourém e Santarém Novo), cuidadores e viventes da floresta amazônica. Também estará presente a arte de Roraima, por meio de varais poéticos produzidos pelo ativista do  Coletivo Arteliteratura Caimbé, o escritor Edgar Borges(http://edgarb.blogspot.com/), que desesconderá a cultura e o modo de vida de algumas comunidades indígenas daquele Estado.

A intervenção da NosssaCasa de Cultura da Amazônia acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro, das 9h às 17h, no Acampamento Intercontinental da Juventude, e constará da montagem de espaço cultural que abrigue um pedaço da diversidade  vinda dos povos originários/tradicionais da nossa casa  Amazônia. O espaço será composto pela biblioteca comunitária Barca das Letras; por artesanato amazônico; varal poético; exibição de vídeos das comunidades do Amapá, Pará e Roraima; pela Rádia Megafônica NossaCasa Amazônia Livre apresentada pelo Palhaço Ribeirinho; Exposições fotográficas das comunidades; instalação LixoCultural Sonoro; Cartas à Cúpula das Crianças Ribeirinhas da NossaCasa Amazônia.


Paralelamente, outros movimentos culturais do mundo estarão desenvolvendo outras atividades, tais como: feiras de economia solidária, praças de alimentação orgânica, vegetariana e espaços de convivência e vida alternativa.


Portanto, é chegada a hora de repensar e reinventar o mundo, já que o atual sistema capitalista modelo de desenvolvimento das atuais economias dos países, gera devastação ao planeta e sofrimento aos povos da floresta, sendo notoriamente inviável aos que dela sobrevivem de forma harmônica e respeitosa.

Para ver toda a programação, acesse:
http://www.fstematico2012.org.br/index2.php?link=3


fonte:
Coletivo Arteliteratura Caimbé (95) 9111 4001  - Edgar Borges
 NossaCasa de Cultura e Cidadania (61) 8167 12 54 - Jonas Banhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos