jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

domingo, 26 de junho de 2011

Festival da Leitura do Rio Macacoari



Aconteceu de 18 a 23 de junho, na esquina do Rio Amazonas com o Rio Macacoari, nas comunidades Foz do Rio Macacoari, Igarapé dos Porcos, São Tomé e Carmo do Macacoari, no município de Itaubal(AP), o Festival da Leitura do Rio Macacoari. O evento foi organizado pelos artivistas do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania e pelos Agentes de Leitura das Bibliotecas Comunitárias Arca e BArca das Letras das próprias comunidades.









Durante o período do Festival, cada comunidade ganhou um dia inteiro de incentivo à leitura, aonde o livro e o leitor foram os protagonistas principais da Festa. Diversas atividades foram realizadas, integrando as várias artes em torno da leitura, tais como: animação com os Palhaços Ribeirinhos; disponibilização e leitura de gibis/livros/cordéis (inclusive com literatura do Amapá, Pará e Roraima); contação de histórias na Rádia Megafônica NossaCasa; exposição fotográfica ArteRetratos das Comunidades; pinturas em papel e modelagem de massas com elementos da cultura local; exibição de filmes; rodas de conversa; montagem da NossaCasa de Cultura pelos próprios jovens, crianças e adolescentes das comunidades.



O evento também atraiu a presença de alguns professores e diretores das Escolas das Comunidades, os quais aprovaram a iniciativa e já aguardam a próxima visita dos artivistas da NossaCasa, marcada para setembro. A iniciativa mostrou que a leitura, além de importante fonte de informação e conhecimento, é uma ótima oportunidade de lazer, principalmente para os moradores das comunidades ribeirinhas, tão carentes de oportunidades de diversão sadia, sem bebida, exploração sexual e som alto, como é costume em outros festivais por aí afora, fomentados pelo Governo do Estado/Prefeituras, inclusive.




O Festival da Leitura só foi possível graças, em primeiro lugar, ao interesse e participação das próprias comunidades e ao apoio cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte)/Ministério da Cultura, por meio do Microprojetos Amazônia Legal, que contemplou projeto de arte-educação popular apresentado em 2010 pelo jovem morador da Comunidade Foz do Macacoari, Aldrim Correa.





Para vivenciar mais da nossa ciranda, é só tirar as sandálias e entrar, sem bater, devagar e sempre. E viva a leitura e a cultura viva!!!
clique nas fotos, para ver mais
Jonas Banhos
mochileirotuxaua.blogspot.com
twitter @jonasbanhos

2 comentários:

  1. Arg! Nesse eu ia! Era só passar o CEP da esquina que eu achava o rumo! Parabéns às comunidades!

    Edgar Borges
    www.caimbe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Comentários recebidos por email:

    26/06
    Massa Jonas,

    Eu continuo sendo um profundo admirador do seu trabalho e, dentro do
    meu conhecimento limitado do que diz respeito ao movimento cultural,
    reconheço a importância que ele tem.

    Há braços!!!
    Paulo Zab - Ativista Artes Visuais/UNIFAP

    26/06
    Lindo festival, estou com saudades dessa radio, bjss

    Laurene Ataide
    Socióloga e Produtora Cultural
    Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro
    Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro - ASFOCCO
    Ponto de Cultura Ninho do Colibri
    27/06
    Sumano Júnior,
    quanta beleza!!!
    Tivesse eu meus vinte anos, estaria contigo
    nessa maravilha de "aventura".
    Continue assim.
    Abraço do
    Grego

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos