Aconteceu de 18 a 23 de junho, na esquina do Rio Amazonas com o Rio Macacoari, nas comunidades Foz do Rio Macacoari, Igarapé dos Porcos, São Tomé e Carmo do Macacoari, no município de Itaubal(AP), o Festival da Leitura do Rio Macacoari. O evento foi organizado pelos artivistas do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania e pelos Agentes de Leitura das Bibliotecas Comunitárias Arca e BArca das Letras das próprias comunidades.
O evento também atraiu a presença de alguns professores e diretores das Escolas das Comunidades, os quais aprovaram a iniciativa e já aguardam a próxima visita dos artivistas da NossaCasa, marcada para setembro. A iniciativa mostrou que a leitura, além de importante fonte de informação e conhecimento, é uma ótima oportunidade de lazer, principalmente para os moradores das comunidades ribeirinhas, tão carentes de oportunidades de diversão sadia, sem bebida, exploração sexual e som alto, como é costume em outros festivais por aí afora, fomentados pelo Governo do Estado/Prefeituras, inclusive.
O Festival da Leitura só foi possível graças, em primeiro lugar, ao interesse e participação das próprias comunidades e ao apoio cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte)/Ministério da Cultura, por meio do Microprojetos Amazônia Legal, que contemplou projeto de arte-educação popular apresentado em 2010 pelo jovem morador da Comunidade Foz do Macacoari, Aldrim Correa.
Arg! Nesse eu ia! Era só passar o CEP da esquina que eu achava o rumo! Parabéns às comunidades!
ResponderExcluirEdgar Borges
www.caimbe.blogspot.com
Comentários recebidos por email:
ResponderExcluir26/06
Massa Jonas,
Eu continuo sendo um profundo admirador do seu trabalho e, dentro do
meu conhecimento limitado do que diz respeito ao movimento cultural,
reconheço a importância que ele tem.
Há braços!!!
Paulo Zab - Ativista Artes Visuais/UNIFAP
26/06
Lindo festival, estou com saudades dessa radio, bjss
Laurene Ataide
Socióloga e Produtora Cultural
Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro
Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro - ASFOCCO
Ponto de Cultura Ninho do Colibri
27/06
Sumano Júnior,
quanta beleza!!!
Tivesse eu meus vinte anos, estaria contigo
nessa maravilha de "aventura".
Continue assim.
Abraço do
Grego