Ocorreu um erro neste gadget
jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

domingo, 29 de maio de 2011

De Luto, pela morte do Dr. Haroldo Franco, Promotor do Meio Ambiente do Amapá








Do Blog Repiquete no Meio do Mundo, da jornalista amapaense Alcilene Cavalcante trago a triste notícia do falecimento do Dr. Haroldo Franco, Promotor do Meio Ambiente do meu Amapá. Meu Deus, estou muito triste pela passagem do Dr. Haroldo, um ser humano fantástico, com imenso senso de justiça e solidariedade.

Tive a oportunidade de conhecê-lo quando buscava apoiar a Comunidade Quilombo São Raimundo do Pirativa (Santana/AP), por ocasião dos 5 anos do caso Cobaias Humanas da Malária sem punição.
Exposição Photo Arte das Comunidades 040

O Dr. Haroldo Franco foi quem descobriu esse caso e lutou muito para punir os pesquisadores envolvidos neste triste caso de abuso aos direitos humanos dos quilombolas. Atendendo, generosamente meu convite, Dr. Haroldo veio até a NossaCasa de Cultura e Cidadania em julho/2009 para falar sobre esse caso para nossos leitores. Depois, tive o prazer de entrevistá-lo, juntamente com a comunicadora popular Rita de Cácia, em meu programa(NossaCasa Amazônia) na Rádio Comunitária Novo Tempo(Macapá) em 03/06/2010, onde fomos brindados com uma verdadeira aula de meio ambiente.
http://www.youtube.com/watch?v=0JwNCT8iEN4


Para esse exemplar ser humano Haroldo Franco, dedico minhas orações. Que ele descanse em paz e que sua esposa e filhos tenham força e fé para seguir em frente.
Jonas Banhos

Abaixo a íntegra da notícia
disponível em http://www.alcilenecavalcante.com.br/.

Luto

Alcilene Cavalcante em 28 de maio de 2011

É com imensa dor que esse blog noticia o falecimento do querido Promotor de Justiça Haroldo José de Arruda Franco, ocorrida no final da tarde deste sábado, 28.05.
O Amapá perdeu Haroldo para um grave AVC sofrido no dia 09 de maio enquanto trabalhava na promotoria do Meio Ambiente, aos 44 anos.
Um grande promotor de Justiça. Dos mais competentes. Um grande amigo. Marido, pai e filho exemplar. Um irmão companheiro de suas irmãs. Um ser humano especial, humilde, solidário, correto.
Estou realmente muito triste em noticiar esse fato.
Leis mais sobre o querido Haroldo no blog de Alcinéa Cavalcante HTTP://www.alcinea.com
Nota do Ministério Público do Amapá
Morre o promotor de Justiça Haroldo José de Arruda Franco
O corpo será velado a partir da meia noite, no auditório da Promotoria de Justiça de Macapá
O promotor de Justiça Haroldo José de Arruda Franco faleceu neste sábado (28), por volta das 16h30, no Hospital Alberto Lima, em Macapá. O corpo será velado a partir da meia noite, no auditório da Promotoria de Justiça de Macapá, na Av. Padre Júlio, ao lado do Corpo de Bombeiros. O sepultamento será em Belém (PA).
Haroldo Franco deu entrada no Hospital de Especialidades Alberto Lima, vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral), que o deixou por vários dias na UTI. Permaneceu internado até 28 de maio, quando veio a falecer.
Haroldo José de Arruda Franco, filho de Ana Maria de Arruda Franco e do jornalista Haroldo Franco, já falecido, nasceu em Belém do Pará, em 18 de setembro de 1966. Casou-se com Arlete Maria Tavares Franco, com quem teve duas filhas, Nathalia Tavares Franco e Noelle Maria Tavares Franco. Era irmão da procuradora-geral de Justiça, Ivana Lúcia Franco Cei, e de Josiane e Simone Franco.
Mudou-se para Macapá (AP) e atuou como Defensor Publico, no extinto Território Federal do Amapá. Em 6 de setembro de 1994 foi empossado no Ministério Público do Estado do Amapá, ocupando o cargo de Promotor de Justiça. No ano de 2002 ganhou o prêmio de Melhor Arrazoado Forense, concurso organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Procuradoria-Geral de Justiça e pela Associação dos Membros do Ministério Público (AMPAP). Foi condecorado em 2008 com a Medalha do Mérito Militar “Tenente José Alves Pessoa”.
Promotor de Justiça renomado participou de diversos casos de grande repercussão na capital, como os relacionados a crimes ambientais, enquanto titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.
Além da família e do Ministério Público, Haroldo Franco tinha como paixão o xadrez, esporte no qual foi campeão paraense, e o Paisandu, de Belém, clube de seu coração.



Do Blog da Alcinea Cavalcante (http://www.alcinea.com/)
Morre o promotor Haroldo Franco
Postado por: Alcinéa Cavalcante
28.05.11
5:55 pm
Faleceu agora a tarde o promotor Haroldo Franco, 44 anos. Ele estava internado há mais de 15 dias. Haroldo sofreu um AVC no próprio local de trabalho. Chegou a ser operado, mas nos últimos dias seu quadro agravou-se.
O corpo será trasladado para Belém. Mas antes será velado por algumas horas , a partir da meia noite, na Promotoria de Justiça (Avenida Padre Júlio, entre Leopoldo Machado e Hamiltom Silva).
Queria fazer uma homenagem aqui no blog ao Haroldo, mas o choque, o nó na garganta, os olhos marejados aprisionam as palavras.
Queria contar para vocês que sempre tive enorme carinho e admiração por ele e por suas irmãs, que o pai dele foi amigo do meu pai e meu amigo, que a avó dele também era nossa “vozinha” quando eu era criança.
Queria contar de como eu sentia orgulho quando Haroldo conquistava títulos de campeão de xadrez no Pará e em outros lugares. Ah, era um jovem amapaense nos enchendo de orgulho.
Gostaria de contar o quanto fiquei feliz quando ele e sua irmã Ivana, formados voltaram para o Amapá para contribuir com esse Estado e se tornaram promotores dos mais respeitados, verdadeiros exemplos de seriedade com a coisa pública, integridade, ética e amor ao Amapá.
Tanta coisa pra contar, mas … me desculpem, estou sem condições nesse momento.
Vou fazer uma prece, pedindo ao Pai do Céu que receba o meu amigo Haroldinho com muita luz e que dê forças para sua mãe e irmãs, esposa e filhos e demais familiares neste momento tão difícil, tão doído, tão molhado de lágrimas.
Segue em paz, querido Haroldinho. Aqui no blog estou noticiando teu falecimento, mas lá no céu o saudoso jornalista Haroldo Franco, teu pai, e outros jornalistas que te viram nascer e crescer (como o meu pai) devem estar noticiando no jornal celestial o teu nascimento. Sim, pois o que a imprensa terrena noticia como morte a imprensa celestial anuncia como nascimento.

Um comentário:

  1. I MEMORIAL de XADREZ HAROLDO FRANCO
    DATA: 27/05/2012
    Local: HOTEL REGENTE – Salão Ariramba
    Sistema Suíço de 7 Rodadas – 21 x 21 Sub 18 e 25 x 25 Abosluto
    Inscrições no Local: R$ 10,00
    Arbitragem: AA CBX Lauzeniro Andrade
    lauzarovix@yahoo.com.br
    (91) 91150869 (vivo) – 32486213 – 84800097 (claro)
    Torneio Sub 18 ás 9horas
    1º Lugar – Medalha
    2º Lugar – Medalha
    3º Lugar – Medalha
    Torneio Absoluto ás 14horas
    1º Lugar – Troféu
    2º Lugar – Troféu
    3º Lugar – Troféu
    Realização: ASSENBEL: www.assenbel.xadrezdonorte.com.br
    Apoio Fotográfico: Cine Vídeo Produções
    Apoio: Federação de Xadrez do Pará – FEXPA www.fexpa.org.br

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos