jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Nossa Trupe Cultura Viva. Junte-se a nós!!!

Somos seres humanos que acreditamos no amor, na vida, na força da natureza , nas pessoas, na arte e, sobretudo, que um outro mundo é possivel, urgente e necessário. Um mundo em que a justiça e a inclusão social prevaleça; que a ética seja mais importante que a estética; que a alegria e a arte estejam em todo lugar; que para cada bar, haja uma biblioteca; que a diversidade étnica, cultural, sexual, religiosa seja celebrada e aceita por tod@s nós; que crianças, adolescentes e jovens tenham oportunidades iguais, sejam eles ricos ou pobres, viventes em cidades ou na zona rural; que nossos idosos sejam respeitados, reconhecidos , vistos e escutados pelas novas gerações, porque guardam a experiência e a sabedoria herdadas de nossos antepassados.

Cada um de nós da Trupe Cultura Viva fazia sua parte, do seu jeito, neste mundão de possibilidades em busca do bem comum, em alguma parte da NossaCasa. Uma, no Pará e no Amapá; outro no Ceará e em Brasilia; uma pelo Piaui e Paraná; outro em São Paulo e na África. Um dia, nossos destinos e nossas energias cósmicas encontraram-se à beira do Rio Amazonas, no norte do Brasil, e começamos a percorrer por fora os caminhos que há por dentro... Reconhecendo por dentro os caminhos que percorremos por fora!

Juntos e bem misturados, dedicamo-nos voluntária e amorosamente a ajudar a construir um mundo utópico, sonhado, livre, simples. Para tanto, oferecemos nossas vidas à arte transformadora, à educação popular, à comunicação livre, à cultura popular, às comunidades rurais/tradicionais e das periferias das cidades. Vivemos de doações,
de gentilezas, de solidariedade e de muita poesia. Somos o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania: político, combativo, criativo, revolucionário e sempre apartidário. Formamos a Trupe Cultura Viva. ARTiculamos, mobilizamos, agitamos e animamos as comunidades, desde 2008, para que busquem pelas suas próprias pernas, no seu tempo e de seu jeito, a melhoria de sua qualidade de vida, por meio da leitura de mundo, da Cultura Viva.

Em 2010, esse jeito simples de ser, de viver e de fazer foi reconhecido pelo Ministério da Cultura, por meio da concessão do Prêmio Tuxaua Cultura Viva ao nosso “Projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva – Do Oiapoque ao Chui”. Graças a isso e ao apoio de diversos parceiros locais(como a FUNCARTEMM de Ourém/PA, entidade-âncora do Movimento NossaCasa) colocaremos nossas mochilas nas costas e pegaremos as estradas e caminhos de céu, de asfalto, de terra, d’água e de pedras. Circularemos, na paz e com amor, a partir de fevereiro/2011, por 16 (dezesseis) comunidades deste Brasilzão, para continuar trocando saberes, cheiros, sabores, dizeres e fazeres, numa verdadeira Pororoca Cultural. Afinal, tudo que há em nós nunca existiu só para nos pertencer.

Somos do bem, da vida, das vidas, de vidas, das indas e vindas por essa NossaCasa chamada mundo. Do Oiapoque ao Chui, catadadores de conchinhas e semeadores de boas sementes neste planetinha girante de nosso Deus, de Oxalá, dos Santos e Orixás, de nossos ancestrais. Somos tod@s buscadores do intangível e da troca constante na fundamental ampliação das relações humanas e na promoção de sorrisos e sonhos em todas as comunidades por onde passamos, onde habitam gentes esquecidas e encobertas.

Sabemos que não somos mais que uma gota de luz e que somos um breve pulsar...E que do Oiapoque ao Chui, passando pelo Piauí, o que se vê é multiplicidade. Planeta Brasil: O mundo todo cabe aqui. E as diferenças são a nossa identidade!!!

Portanto, assim giramos, seguimos... Certos de que infinitas são as possibilidades quando o que buscamos (fazer) faz parte do que somos. Giros e girassóis. Muita luz, fé, mística e ecoespiritualidade para todos nós, sempre!!!

Venha, junte-se a nós nesta caminhada!!!Ajude-nos a massagear e desesconder os pontos de cultura do Brasilzão, afinal, essa ciranda não é só minha, ela é de todos nós!!!

Abraços fraternos, dos amig@s Edson Alves, Jonas Banhos, Laila Caddah e Rita de Cácia.

Contatos:
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
(91) 8312 8015 – TIM Belém/PA
(61) 3208 5555 – Fixo Brasilia/DF

Rita de Cácia
(96) 9139 0464 - Oi Macapá/AP
(96) 8138 9164 - TIM Macapá/AP


Fotos, vídeos e textos em:
www.mochileirotuxaua.blogspot.com
www.nossacasaap.com.br
Youtube: NossaCasadecultura
Twitter: @JonaBanhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos