Ocorreu um erro neste gadget
jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

sábado, 4 de setembro de 2010

Festa do Divino Espírito Santo transborda alegria e espiritualidade


Aconteceu de 16 a 24 de agosto a Festa do Divino Espírito Santo em Mazagão Velho, no município de Mazagão, no Estado do Amapá. Graças à garra e luta das mestras D. Joaquina Barriga (88 anos), D. Odacina(93 anos), D. Ana Aires(já falecida) e D. Olga, a festa que veio com os antepassados africanos foi resgatada e vem se mantendo viva, já passando para as novas gerações, que participam ativamente da Festa, ocupando a importante função de festeiras (Imperatriz, Paga Fogaça, Trinchante, Pega na Capa, Varas Douradas e Alferes Bandeira), exercidas por crianças e adolescentes, o que assegura a continuidade da cultura popular.


Tradicionalmente, a Festa é organizada pelas mulheres, que arrecadam donativos, fazem a refeição para os foliões, rezam ladainhas em latim, cantam e dançam o Marabaixo. É o caso da Mestra D. Joaquina Jacarandá, a Puxadora de Folias, e da D. Carmosina, que há 20 anos participa da Comissão da Festa, exercendo a função de mantenedora, responsável por cuidar do Santo. Mas, os homens também participam, assegurando a batida forte e ritmada das caixas de Marabaixo e o tremular apoteótico da bandeira do Divino Espírito Santo. Um deles, é o jovem Caixeiro José Magno Reis, para quem "a festa é muito importante, pois expandi a tradição local para além da tradicional Festa de São Tiago, realizada no mês de julho, o que valoriza ainda mais a Comunidade de Mazagão Velho, berço da cultura do Estado do Amapá."


A Festa chegou ao fim com muita gengibirra (bebida típica das festas afroamapaenses, feita com abacaxi, gengibre e cachaça) e Marabaixo, com o povo caminhando e cantando pelas ruas, ocupando pátios, varandas e salas das casas dos moradores da Comunidade de Mazagão Velho, deixando um rastro de alegria e espiritualidade por toda a Comunidade, que tem mais de 239 anos de história e tradição popular.

Quem quiser mergulhar nas imagens da Festa é só visitar
http://picasaweb.google.com/jonasbanhosAP/FestaDoDivinoEspiritoSantoComunidadeMazagaoVelhoAmapa

Por Jonas Banhos - Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - Do Oiapoque ao Chuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos