jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

terça-feira, 21 de setembro de 2010

BArca das Letras "encalha" na Praia da Caponga


A Comunidade da Praia da Caponga, localizada no município de Cascavel, fica a 55 km de Fortaleza, capital do Ceará. Tem uma praia de águas belas, mar azul, com muitas ondas, aonde crianças, adolescentes e jovens aproveitam o sol escaldante para praticar o surf.

Os pais e avôs dessa moçada, ganham a vida pescando, em sua grande maioria. E olha, vida de pescador é uma vida sofrida, dura, que exige muita força, coragem, fé e resistência. Algo que vai se adquirindo no dia a dia, ouvindo os conselhos dos mestres pescadores mais velhos, ainda na ativa, ou dos que já se aposentaram, de mãos calejadas e pele engilhada do sol e sal.

E este é o caso do Mestre Zé Casquilo, 31 anos de pesca no mar da Caponga. É rico em e-histórias do mar, que emocionam àqueles que têm paciência de sentar e ouvi-lo contar. Mas há também outr@s contadores de e-histórias na Comunidade, como o Mestre Ananias, que passou pela agricultura, pelo pequeno comércio (a famosa "budega"), que teve como "escola o cabo da enxada". E, ainda, a D. Valdenora, que por muitos anos alimentou os pescadores com seus quitutes(tapioquinhas, café), vivente da comunidade do Balbino, praia logo ao lado da Caponga, comunidades íntimamente interligadas por laços parentais. Tod@s são livros vivos, cuidadores da natureza e mantendores da cultura popular, que merecem todo nosso respeito e atenção.

Portanto meu amig@ leitor(@), chegue chegando e embarque comigo nessa mística viagem pela Cultura Viva da Caponga, tendo à polpa nossos guias-mestres e a amorosa companhia do grupo de jovens, liderad@s pela Suelen, que fazem a sua parte para transformar, esperançosamente, a Comunidade da Caponga num lugar melhor para viver. Afinal, a BArca das Letras, gentilmente acolhida, na noite de ontem na Pousada da Tia Delmira, tocada pelo meu amigo de infância, o surfista Mizinho e sua atenciosa esposa Telma, apenas começou a sua grande viagem pelo mundo encantado da leitura.


Em breve os vídeos gravados durante o Sarau Cultural na Comunidade estarão disponíveis no nosso Canal Youtube NossaCasa em http://www.youtube.com/user/NossaCasadeCultura. Clique na imagem abaixo e veja o álbum de fotos produzidas, também, pela própria comunidade.

Boa leitura de mundo!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua valiosa contribuição. Volte sempre!!!
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn : jbanhos@hotmail.com
orkut: Jonas Banhos