jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

terça-feira, 28 de junho de 2011

Missa de 30º dia do Promotor Haroldo Franco - 28/06




Hoje, terça-feira, 19 horas, na Igreja São Raimundo Nonato, na Av. Senador Lemos 990, Umarizal, Belém/PA, será realizada a Missa de 30º Dia do Promotor de Justiça Haroldo José de Arruda Franco.

domingo, 26 de junho de 2011

Festival da Leitura do Rio Macacoari



Aconteceu de 18 a 23 de junho, na esquina do Rio Amazonas com o Rio Macacoari, nas comunidades Foz do Rio Macacoari, Igarapé dos Porcos, São Tomé e Carmo do Macacoari, no município de Itaubal(AP), o Festival da Leitura do Rio Macacoari. O evento foi organizado pelos artivistas do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania e pelos Agentes de Leitura das Bibliotecas Comunitárias Arca e BArca das Letras das próprias comunidades.









Durante o período do Festival, cada comunidade ganhou um dia inteiro de incentivo à leitura, aonde o livro e o leitor foram os protagonistas principais da Festa. Diversas atividades foram realizadas, integrando as várias artes em torno da leitura, tais como: animação com os Palhaços Ribeirinhos; disponibilização e leitura de gibis/livros/cordéis (inclusive com literatura do Amapá, Pará e Roraima); contação de histórias na Rádia Megafônica NossaCasa; exposição fotográfica ArteRetratos das Comunidades; pinturas em papel e modelagem de massas com elementos da cultura local; exibição de filmes; rodas de conversa; montagem da NossaCasa de Cultura pelos próprios jovens, crianças e adolescentes das comunidades.



O evento também atraiu a presença de alguns professores e diretores das Escolas das Comunidades, os quais aprovaram a iniciativa e já aguardam a próxima visita dos artivistas da NossaCasa, marcada para setembro. A iniciativa mostrou que a leitura, além de importante fonte de informação e conhecimento, é uma ótima oportunidade de lazer, principalmente para os moradores das comunidades ribeirinhas, tão carentes de oportunidades de diversão sadia, sem bebida, exploração sexual e som alto, como é costume em outros festivais por aí afora, fomentados pelo Governo do Estado/Prefeituras, inclusive.




O Festival da Leitura só foi possível graças, em primeiro lugar, ao interesse e participação das próprias comunidades e ao apoio cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte)/Ministério da Cultura, por meio do Microprojetos Amazônia Legal, que contemplou projeto de arte-educação popular apresentado em 2010 pelo jovem morador da Comunidade Foz do Macacoari, Aldrim Correa.





Para vivenciar mais da nossa ciranda, é só tirar as sandálias e entrar, sem bater, devagar e sempre. E viva a leitura e a cultura viva!!!
clique nas fotos, para ver mais
Jonas Banhos
mochileirotuxaua.blogspot.com
twitter @jonasbanhos

domingo, 5 de junho de 2011

Agenda das Mochiladas Culturais de junho/julho. Junte-se a nós!!!





Quer fazer trabalho voluntário e não sabe onde, nem com quem, nem o que? Então, chega mais e vem mochilar com a gente incentivando a leitura, de forma lúdica, simples e orgânica, em comunidades rurais do Amapá, Pará e Piauí, durante 40 dias de junho/julho.

Entra em contato conosco para saber como: jonasbanhosap@gmail.com.

Veja aí o período que estaremos em cada Estado:



15 a 25/06 - Comunidades Ribeirinhas do Amapá (extrativistas Rio Macacoari)






28/06 a 10/07 - Comunidades Ribeirinhas do Pará (quilombolas do Rio Xingu e Rio Guamá)






12 a 22/07 - Comunidades Rurais do Piauí (Boquinha, km 7 Parnaíba, Morro Branco)



Abraços fraternos,

Jonas Banhos
twitter @jonasbanhos
fones : (96) 8129 1837
(91) 8312 8015
(61) 3208 5555
(61) 8136 2986