jonasbanhosap@gmail.com (96) 8129 1837 - Macapá/AP (91) 8312 8015 - Belém/PA (61) 3208 5555 - Brasília/DF

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Roda de Prosa


Roda de Prosa
Upload feito originalmente por Jonas Banhos
Em Crixás-GO, uma roda de prosa com Mestre Severo, do Grupo de Catira de Crixás para ouvir e aprender sobre a Folia do Divino Espírito Santo, tradição levada adiante pelo Mestre e seus foliões.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Homologado o resultado do Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010

O Ministério da Cultura publicou no Diário Oficial da União de hoje, 21/12/2010, a homologação do resultado do Edital do Prêmio Tuxaua 2010. São 45 premiados de todo o Brasil. Conheça os projetos:

http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=21/12/2010&jornal=1&pagina=42&totalArquivos=152

Agora aguardamos com fé e alegria o pagamento do prêmio para iniciar nossas mochiladas culturais com a Trupe Cultura Viva pelas 16 comunidades tradicionais/rurais do Oiapoque ao Chuí.

Jonas Banhos

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Nossa Trupe Cultura Viva. Junte-se a nós!!!

Somos seres humanos que acreditamos no amor, na vida, na força da natureza , nas pessoas, na arte e, sobretudo, que um outro mundo é possivel, urgente e necessário. Um mundo em que a justiça e a inclusão social prevaleça; que a ética seja mais importante que a estética; que a alegria e a arte estejam em todo lugar; que para cada bar, haja uma biblioteca; que a diversidade étnica, cultural, sexual, religiosa seja celebrada e aceita por tod@s nós; que crianças, adolescentes e jovens tenham oportunidades iguais, sejam eles ricos ou pobres, viventes em cidades ou na zona rural; que nossos idosos sejam respeitados, reconhecidos , vistos e escutados pelas novas gerações, porque guardam a experiência e a sabedoria herdadas de nossos antepassados.

Cada um de nós da Trupe Cultura Viva fazia sua parte, do seu jeito, neste mundão de possibilidades em busca do bem comum, em alguma parte da NossaCasa. Uma, no Pará e no Amapá; outro no Ceará e em Brasilia; uma pelo Piaui e Paraná; outro em São Paulo e na África. Um dia, nossos destinos e nossas energias cósmicas encontraram-se à beira do Rio Amazonas, no norte do Brasil, e começamos a percorrer por fora os caminhos que há por dentro... Reconhecendo por dentro os caminhos que percorremos por fora!

Juntos e bem misturados, dedicamo-nos voluntária e amorosamente a ajudar a construir um mundo utópico, sonhado, livre, simples. Para tanto, oferecemos nossas vidas à arte transformadora, à educação popular, à comunicação livre, à cultura popular, às comunidades rurais/tradicionais e das periferias das cidades. Vivemos de doações,
de gentilezas, de solidariedade e de muita poesia. Somos o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania: político, combativo, criativo, revolucionário e sempre apartidário. Formamos a Trupe Cultura Viva. ARTiculamos, mobilizamos, agitamos e animamos as comunidades, desde 2008, para que busquem pelas suas próprias pernas, no seu tempo e de seu jeito, a melhoria de sua qualidade de vida, por meio da leitura de mundo, da Cultura Viva.

Em 2010, esse jeito simples de ser, de viver e de fazer foi reconhecido pelo Ministério da Cultura, por meio da concessão do Prêmio Tuxaua Cultura Viva ao nosso “Projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva – Do Oiapoque ao Chui”. Graças a isso e ao apoio de diversos parceiros locais(como a FUNCARTEMM de Ourém/PA, entidade-âncora do Movimento NossaCasa) colocaremos nossas mochilas nas costas e pegaremos as estradas e caminhos de céu, de asfalto, de terra, d’água e de pedras. Circularemos, na paz e com amor, a partir de fevereiro/2011, por 16 (dezesseis) comunidades deste Brasilzão, para continuar trocando saberes, cheiros, sabores, dizeres e fazeres, numa verdadeira Pororoca Cultural. Afinal, tudo que há em nós nunca existiu só para nos pertencer.

Somos do bem, da vida, das vidas, de vidas, das indas e vindas por essa NossaCasa chamada mundo. Do Oiapoque ao Chui, catadadores de conchinhas e semeadores de boas sementes neste planetinha girante de nosso Deus, de Oxalá, dos Santos e Orixás, de nossos ancestrais. Somos tod@s buscadores do intangível e da troca constante na fundamental ampliação das relações humanas e na promoção de sorrisos e sonhos em todas as comunidades por onde passamos, onde habitam gentes esquecidas e encobertas.

Sabemos que não somos mais que uma gota de luz e que somos um breve pulsar...E que do Oiapoque ao Chui, passando pelo Piauí, o que se vê é multiplicidade. Planeta Brasil: O mundo todo cabe aqui. E as diferenças são a nossa identidade!!!

Portanto, assim giramos, seguimos... Certos de que infinitas são as possibilidades quando o que buscamos (fazer) faz parte do que somos. Giros e girassóis. Muita luz, fé, mística e ecoespiritualidade para todos nós, sempre!!!

Venha, junte-se a nós nesta caminhada!!!Ajude-nos a massagear e desesconder os pontos de cultura do Brasilzão, afinal, essa ciranda não é só minha, ela é de todos nós!!!

Abraços fraternos, dos amig@s Edson Alves, Jonas Banhos, Laila Caddah e Rita de Cácia.

Contatos:
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com
(91) 8312 8015 – TIM Belém/PA
(61) 3208 5555 – Fixo Brasilia/DF

Rita de Cácia
(96) 9139 0464 - Oi Macapá/AP
(96) 8138 9164 - TIM Macapá/AP


Fotos, vídeos e textos em:
www.mochileirotuxaua.blogspot.com
www.nossacasaap.com.br
Youtube: NossaCasadecultura
Twitter: @JonaBanhos

sábado, 18 de dezembro de 2010

Festividade de N.Sra. da Conceição - Quilombo Conceição do Macacoari(Amapá)


painel Edson13
Upload feito originalmente por Jonas Banhos
A Comunidade Quilombola de Conceição do Macacoari, localizada aproximadamente a 60km de Macapá,capital do Amapá, está realizando a Festividade em Honra à sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Várias atividades vêm sendo realiazadas pelos moradores, dentre as quais destacam-se as novenas diárias no Centro Comunitário, a cargo de cada família; a missa campal, seguida de procissão a pé e a cavalo, realizada dia 8/12(foto); bingos com produtos da agricultura familiar produzido pelos próprios quilombolas; brincadeiras animadas com a criançada, realizadas pelos moradores e pelos arte-educadores da NossaCasa de Cultura e Cidadania.

O encerramento da Festividade acontece neste dia 18/12 com a realização de um grande Bingo e da corrida de cavalo. Veja mais fotos clicando na imagem.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ourém (Pará) - Festividade de São Benedito 2010

Está chegando o dia do Santo preto da Igreja Católica, o São Benedito. Dia 25 de dezembro é o grande dia e muitas comunidades Brasil afora já começaram a festejar em honra ao santo identificado com a causa dos pobres.

Em Ourém, interior do Pará, a Tripulação do Santo (foliões) vem levando a imagem de São Benedito de casa em casa, pela cidade e interior, rezando ladainhas em latim, cantando e arrecadando os donativos que serão entregues a São Benedito no dia da sua Festa, após a tradicional e concorrida procissão.
Veja foto de uma das novenas, realizada no dia 10 de dezembro, na cidade de Ourém, na casa do Tesoureiro do Santo.

Bem dito ó Bendito São Benedito!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nenhum mundo Interior começa e acaba em si mesmo.



Compartilho com você, amig@-leit@r, o email recebido hoje do amigo-irmão de mochilada cultural e cidadã Edson Alves, falando da sua leitura sobre nossas andanças nos últimos dois meses pela NossaCasa Amazônia e pelo Brazilsãoooo afora.

Edson, nós é que te agradecemos pelos momentos mágicos que vivenciamos. Estamos ligados mano, tudo junto e bem misturado. Seja sempre bem vindo à Trupe Cultura Viva. Quando quiser e puder, sempre apareça em nossas Pororocas Culturais!!!

E nunca esqueça que a "NossaCasa é onde a gente está A NossaCasa é em todo lugar."

Paz e bem e muito amor para todos nós!!!

Valeu.

JoNAS BaNHos


E aí Jonas, tudo certo?
Já iniciou o seu período sabático?! rs


Eu ia deixar esse texto em algum dos blogs, mas não rolou... então vai por e-mail mesmo! rs
Não tenho o e-mail da Rita, depois encaminha pra ela, por favor.


Sempre digo que tudo na vida é Ciclo e Cíclico...
Assim, felizmente, posso dizer que conseguimos iniciar e terminar com balanço muito positivo, esse ciclo de ótimas andanças e experiências nos dois meses que mochilamos juntos!


Deixo um pouco do Edson em retalhos! São partes de alguns pensamentos, mensagens que escrevi antes, durante e agora, depois de nossas viagens!


Pororoca Cultural!
Assim estamos...
Percorrendo por fora os caminhos que há por dentro...
Reconhecendo por dentro os caminhos que percorremos por fora!
Edson Alves




Nenhum mundo Interior começa e acaba em si mesmo.
Edson Alves


Jonas e Rita,
Com base nesse pensamento agradeço sincera e profundamente aos dois, mochileiros do bem, da vida, das vidas, de vidas, das indas e vindas por essa NossaCasa chamada mundo.
Agradeço por serem catadores de conchinhas e semeadores de boas sementes nesse planetinha girante de nosso Deus.
Agradeço por serem buscadores do intangível e da troca constante na fundamental ampliação das relações humanas e principalmente, por tudo que fazem e como o fazem, na promoção dos sorrisos e sonhos em todas as comunidades por onde passam e para tanta gente esquecida e encoberta.




Tudo que há em mim nunca existiu só para me pertencer.
Edson Alves


Eu não poderia deixar de agradecer a receptividade, o peito aberto, o carinho, a tolerância e atenção para comigo.
Valeu pela possibilidade que me deram de me conhecer um pouco mais como cidadão do mundo, e de me reconhecer ainda mais brasiliano, percorrendo por esses caminhos tão peculiares e significantes dessa nossa terra Tupiniquim!



Quando dividimos... Na verdade somamos! E quando somamos pelo poder da divisão... Na verdade nos multiplicamos, crescemos. Essa é a busca!


Fico extremamente feliz por ter encontrado mais dois mochileiros como vocês. Guerreiros das estradas e caminhos de céu, de asfalto, de terra, d'água e de pedras... Sobretudo e contudo, mochileiros das paz e do amor.


Meus irmãos,
que possamos ser como a primavera, que se faz daquilo que eu chamo de ciclo cíclicos... que possui a poesia de existir, de viajar pelo mundo, de ser sempre a mesma, porém, sempre outra... e sempre "nova".
Edson Alves


Assim giramos, seguimos...
Infinitas são as possibilidades quando o que buscamos (fazer) faz parte do que somos.
Edson Alves


São Paulo, Amapá,
Brasília, Pará, Piauí...
Do Oiapoque ao Chuí
O que se vê é multiplicidade
Planeta Brasil
O mundo todo cabe aqui
As diferenças são a nossa identidade!
Edson Alves


Giros... e Girassóis...
Muita luz e fé pra todos nós, sempre!
Forte Abraço!
Até...

Sou Tupi... Guaraná... Açaí... Sou Guarani! Sou de um tudo em um todo. Múltiplo. Indivisível. Sou filho do amplo em busca do "invisível".
Edson Alves.

Exercício do Controle Social no Carmo do Macacoari(Itaubal/AP)


Aconteceu dia 8/12, véspera do Dia Internacional Contra a Corrupção, na NossaCasa de Cultura e Cidadania da Comunidade Carmo do Macacoari,município de Itaubal(Amapá), a I Oficina de Controle Social, numa parceria com a Controladoria Geral da União. Com duração de 5h/aula foi ministrada pelo Analista de Finanças e Controle, sr. José Iran, que, de forma bem didática, brindou os presentes com noções básicas sobre orçamento,despesa pública, órgãos de controle interno e externo, exercício da cidadania, ética, caminhos para fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Governo Federal à Prefeitura.

O público participante da Oficina foi bem diversificado, passando pelas crianças que frequentam as atividades culturais da NossaCasa, estudantes do ensino médio, jovens da comunidade, beneficiárias do Bolsa Família, quilombolas da Comunidade Conceição do Macacoari, técnico da Prefeitura, professores e os ativistas da NossaCasa de Cultura e Cidadania, totalizando 24 pessoas.

Ao final da Oficina, os alunos formalizaram a denúncia de malversação de dinheiro público na Comunidade, apontando "in loco" ao Analista Iran o abandono de 2 prédios públicos(lavanderia comunitária e fábrica de polpas) e a falta de equipamentos no Posto de Saúde.


Agora é só ficar de olho bem vivo no dinheiro público repassado ao município de Itaubal e cobrar dos gestores públicos a ética necessária e urgente para a construção de uma comunidade melhor.

Acompanhe as fotos e vídeos clicando na imagem abaixo.

Boa leitura de mundo!!!